
- Publicidade -
O TP-Link Archer BE550 é um roteador Wi-Fi 7 tri-band que traz diversas tecnologias e recursos que prometem altas velocidades e estabilidade. Mas será que ele entrega tudo isso mesmo? É isso o que descobriremos nesta análise, então, vamos lá!
- Publicidade -
Unboxing e especificações técnicas do roteador
Começando peças especificações, como já dissemos, trata-se de um roteador tri-band. Ou seja, ele emite 3 bandas Wi-Fi, sendo elas 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. Tornando-o um roteador Wi-Fi 7 completo, diferente de outros modelos que emitem apenas as de 2,4 e 5 GHz.
Em termos de máximas teóricas, o BE550 pode atingir até 574 Mbps em 2,4 GHz, 2.880 Mbps em 5 GHz e 5.760 Mbps em 6 GHz. Colocando-o na categoria BE9300. Quanto às tecnologias Wi-Fi, temos 4K QAM, Beamforming, OFMDA, MU-MIMO 2×2, MLO, Multi-RU, Mesh, entre outras.
- Publicidade -
Já no que tange ao hardware, o Archer BE550 da TP-Link conta com CPU de alto desempenho, 6 antenas internas, 5 portas Ethernet (4 LAN, 1 Wan) Multi-Gigabit de 2,5 Gbps e porta USB 3.0. Além disso, o produto é homologado pela Anatel e possui garantia de 5 anos.
Desempacotando o produto
Ao abrir a caixa, temos logo de cara o nosso roteador Wi-Fi 7 TP-Link. Aliás, que veio muito bem embalado. E acompanhando ele temos alguns guias de instalação, adesivos, chave de reset, cabo de rede flat com conector blindado (sem categoria específica) e fonte de 39,6 W.
- Publicidade -
Quanto ao roteador em si, ele possui um design bastante elegante que mais lembra um gabinete de PC. Nas laterais, temos detalhes em black piano e logo da empresa na parte direita. Na parte frontal ele conta com uma fileira de LED, 3 botões de controle e novamente a logo TP-Link.
Embaixo do TP-Link Archer BE550 há furação para ventilação e apoios emborrachados. Por fim, na parte traseira, encontram-se as portas de rede, USB, entrada para fonte, botão liga/desliga e botão reset interno. O produto mede 23 cm de comprimento, 20 cm de altura e 7,6 cm de largura.
Configuração do Archer BE550 da TP-Link

Agora que conhecemos o produto, vamos à etapa de configuração! Para tanto, vamos ligar o roteador e conectá-lo ao equipamento da nossa provedora de internet. Em seguida nos conectaremos à rede gerada pelo roteador e utilizaremos o app TP-Link Tether para configurá-lo.
Depois de abrir o app o roteador deve ser identificado automaticamente, então, clicaremos em “adicionar este dispositivo”. Daí, definiremos a senha de administrador do Archer BE550 e seguiremos com o passo a passo da configuração inicial, que é bem intuitivo.
App de gerenciamento e sistema web
Na página inicial do app, já temos uma visão geral da rede, incluindo taxas de download/upload, clientes conectados e uso de tráfego. Além da página inicial, temos outras 3 abas com opções de gerenciamento. Clicando na aba “mais” encontramos as opções avançadas do app.
Entre as quais está a opção de atualização de firmware, que vamos checar em busca de atualizações de sistema, já que acabamos de tirar o roteador da caixa. O app é bem completo, possui opções como controle dos pais, controle de banda e ainda há o app Wi-Fi Tool Kit.
Que atua como um complemento ao app padrão do TP-Link Archer BE550. E, se você estiver disposto a pagar, é possível desbloquear ainda mais recursos pagando uma assinatura. Já no sistema web, que podemos acessar via endereço IP ou “tplinkwifi.net”, temos opções adicionais.
Testes Wi-Fi

Enfim, vamos aos testes Wi-Fi! Próximos ao roteador, utilizando um smartphone Wi-Fi 7, alcançamos velocidades de aproximadamente 2.435/2.170 Mbps de download/upload. Ou seja, conseguimos extrair praticamente toda a velocidade das portas do roteador.
Enquanto isso, nos testes a distância, alcançamos 260/69 Mbps a 12 metros e 11/9 Mbps a 21 metros do aparelho. Resultados medianos, mas nada fora do esperado tendo em vista que o foco do dispositivo é entregar o máximo de qualidade, não alcance.
Porém, o Archer BE550 da TP-Link também suporta mesh. Desta forma é possível conectar outro roteador da linha Archer e expandir o alcance da rede. E foi isso o que fizemos, adicionamos um Archer AX72 em Mesh e os resultados saltaram para 511/533 Mbps e 479/519, sem fio.
Com backhaul cabeado, os resultados foram a 981/943 Mbps e 977/759 Mbps nos mesmos respectivos pontos. Isso indica que é perfeitamente possível atender uma grande casa com apenas 2 unidades do roteador, embora fatores como barreiras ainda possam afetar seu alcance.
Conclusão sobre o TP-Link Archer BE550
Pois bem, o que podemos dizer sobre o novo roteador Wi-Fi 7 TP-Link que chegou ao Brasil? De cara, é possível dizer que ficamos bastante felizes com os resultados obtidos! O Archer BE550 conta com excelente construção, é rico em recursos, não decepciona em velocidade nem portas.
O produto ainda se comportou muito bem nos testes de uso diário, embora o uso de MLO aparentemente esteja restrito apenas à rede de 6 GHz. É um produto premium que vale o preço pelo qual está sendo atualmente comercializado. Pra quem quer um topo de linha, vale a pena!
Os interessados podem conferir o link de compra abaixo para mais detalhes. Lembrando que ao comprar por eles você nos ajuda bastante. Confira:
E aí, curtiu nossa resenha do TP-Link Archer BE550? Compartilhe-a, então! O que você achou do novo roteador Wi-Fi 7 da marca? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais resenhas tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram. Para ficar a par das melhores ofertas e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais detalhes sobre o produto e sua configuração, confira nosso vídeo:
Leia também: Xiaomi BE6500, melhor roteador Wi-Fi 7 para casa inteligente?!
Huawei WiFi BE3, testando o primeiro roteador Wi-Fi 7 no Brasil!
UniFi U7 Pro, verdadeiro Wi-Fi 7 tri-band é bom?