O TP-Link Deco S7 é um kit de roteadores mesh que promete entregar muita estabilidade à sua rede. Dispensando o uso de repetidores Wi-Fi obsoletos. Isto pois todas as unidades trabalham em conjunto para entregar uma rede unificada, suportando 3 protocolos de roaming.
Tornando o salto de um nó para outro “imperceptível”, segundo a marca. Mas será mesmo? Bem, isto é o que vamos descobrir nesta análise! Lembrando que links de compra serão disponibilizados ao fim do artigo, para os interessados. E comprar por eles nos ajuda muito.
Unboxing e especificações do kit mesh TP-Link
Para esta análise, adquirimos o kit com 3 unidades, mas também é possível encontra-lo com 2 unidades ou apenas uma. Estes kits até são mais baratos, inclusive. Abrindo a caixa, vemos que o produto se assemelha bastante ao Deco M4.
O kit Deco S7 da TP-Link vem envolto por plásticos protetores, e embaixo de cada nós encontramos uma fonte de 18 W. Que acompanham um cabo de rede e guia de instalação. Quanto ao design, temos uma belíssima torre branca arredonda e discreta.
Com detalhes em preto e um LED indicador no topo com o símbolo da TP-Link. Na parte debaixo, temos apoios em borracha e botão Reset (mas nenhum liga/desliga). Enquanto que na parte traseira temos 3 portas Ethernet Gigabit, ou seja, passam até 1 Gbps de velocidade.
Características técnicas
Cada nó possui 3 antenas internas com possibilidade de MU-MIMO 3×3. Este kit é de categoria AC1900, o que significa que ele pode alcançar máximas teóricas de até 600 Mbps em 2,4 GHz (padrão “N” ou Wi-Fi 4). E de até 1.300 Mbps em 5 GHz (padrão “AC” ou Wi-Fi 5).
Segundo a marca, o TP-Link Deco S7 tem capacidade para atender até 100 dispositivos. Só não sabemos se isso vale para cada unidade ou para os kits mesh. Mesmo assim, é impressionante, principalmente considerando que isso não é algo tão comum em roteadores Wi-Fi 5.
Infelizmente, não temos informações sobre hardware como CPU e memórias RAM/ROM. Mas em termos de tecnologias Wi-Fi, temos alguns recursos básicos interessantes. Como Beamforming, QoS, controle dos pais, Alexa e IPv6, que garantem uma experiência customizada.
Configuração do kit mesh TP-Link Deco S7
Apresentado o roteador, vamos às configurações iniciais! Com a unidade principal ligada e conectada ao equipamento da nossa provedora, vamos utilizar o app Deco para configura-la. Só que, para isso, é preciso primeiro criar ou entrar com uma conta TP-Link.
Em seguida vamos nos conectar à rede aberta gerada pelo Deco S7 da TP-Link. Vamos então selecionar o modelo correspondente ao nosso roteador e seguir com o passo-a-passo tradicional de configuração. Este processo é bem simples e intuitivo.
Nele, também já podemos escolher adicionar outras unidades Deco. Basta liga-las depois disso e designar seus respectivos cômodos. Enfim, vamos dar uma explorada no app?
App Deco de gerenciamento
Logo de início, já podemos visualizar informações de status de rede e clientes conectados. E vemos também duas opções principais: configurações Wi-Fi e rede de hóspedes. Na primeira, podemos fazer definições de rede e na segunda podemos ativar uma rede de convidados.
Que pode ser compartilhada por QR Code, inclusive. O TP-Link Deco S7 também pode formar rede mesh com outros roteadores Deco, o que é bem útil para alguns que já são usuários Deco. Na parte de visualização de clientes, podemos realizar controles específicos sobre eles.
Porém, o controle dos pais só estará disponível após criação de um perfil próprio para os clientes. Também temos opção de diagnóstico Wi-Fi, relatórios mensais, listas de bloqueio e muitas outras opções avançadas que podem ser utilizadas.
O sistema web, entretanto, não é tão completo em comparação. E por isso não vamos dar muita atenção a ele aqui.
Testes Wi-Fi
Agora, que tal pularmos para o que interessa e passarmos aos testes Wi-Fi? Em termos de velocidades máximas de internet, próximos ao roteador, o Deco S7 da TP-Link atingiu 678/634 Mbps de download/upload em 5 GHz.
Assim, sendo mais recomendado para planos até 700 Mbps. Mas e nos testes a distância? Bem, a 7 metros do roteador obtivemos máximas de 413/333 Mbps de download/upload. Já a 12 metros de distância, com várias barreiras, alcançamos 198/115 Mbps. Ambos em 5 GHz.
No ponto mais distante (21 m), entretanto, as máximas atingidas foram de apenas 12/12 Mbps. Beleza, agora já sabemos o que esperar de apenas uma unidade mesh. Então vejamos que tipo de velocidade uma rede com 3 unidades pode entregar!
Testes em rede Mesh
Com as 3 unidades posicionadas em mesh sem fio, pudemos observar um aumento significativo de velocidade no ponto mais distante. Nele, a velocidade entregue pelo TP-link Deco S7 saltou de 12/12 Mbps para 122/111 Mbps. Nos outros locais, houve leve queda ou estabilidade.
Já usando backhaul ethernet (mesh cabeado) todos os resultados melhoraram bastante! Em modo cascata (nó 3 se conecta ao 2, que se conecta ao 1), o resultado 378/319 Mbps no ponto mais longínquo. Os outros resultados pularam para a casa dos 400 Mbps.
Porém, temos ainda o modo estrela (unidades se conectam ao 1º nó). Neste modo tivemos resultados similares ao do modo cascata no ponto mais crítico. Todavia, os outros resultados saltaram para a casa do 500 Mbps, evidenciando que esta é a melhor disposição.
Além disso, um ponto que merece destaque sobre o Deco S7 da TP-Link é o fato de que sua rede de convidados se estende aos nós mesh. Algo que, em outras marcas, fica limitado apenas ao roteador principal. Isso é um ponto que nos agradou bastante!
Considerações finais sobre o TP-Link Deco S7
Para fechar este artigo, o que podemos dizer sobre este kit de roteadores mesh TP-Link? No que tange ao design e construção do produto, não temos do que reclamar! O gerenciamento é praticamente todo feito pelo app, o que é bastante prático para usuários mais leigos.
Mas o sistema web, em contrapartida, deixa um pouco a desejar. Principalmente para usuários mais avançados, que não poderão usufruir de opções avançadas como largura de canal, por exemplo. Quanto à velocidade e ao alcance, o TP-Link Deco S7 ficou dentro do esperado.
Considerando a performance de outros roteadores AC1900 testados por nós, como o Archer C80. Que é bem conhecido por seu bom alcance Wi-Fi, sendo uma opção para quem quiser um sistema mais completo. Já quanto à estabilidade em roaming, os resultados variaram.
Em chamadas de vídeo, tivemos alguns travamentos utilizando o WhatsApp, mas não com o Instagram. Também fizemos testes de roaming jogando online, mas a performance foi bastante suave neste caso. Em resumo, vale a pena? Sim! Tanto que damos a ele selo Max Dicas Ouro.
Encerramento e links de compra
Abaixo, disponibilizaremos links de compra para quem ficou interessado no produto. Lembrando que você nos ajuda muito ao comprar por eles! E vamos deixar também links de alternativas ao TP-Link Deco S7, incluindo o Deco X50, que é da geração Wi-Fi 6. Confira:
- Compre o roteador mesh Deco S7 01 unidade
- Compre o roteador mesh Deco S7 01 unidade
- Compre o roteador mesh Deco S7 02 unidades
- Compre o roteador mesh Deco S7 02 unidades
- Compre o roteador mesh Deco S7 03 unidades
- Compre o roteador mesh Deco S7 03 unidades
- Compre suporte para o Deco S7 (opção 1)
- Compre suporte para o Deco S7 (opção 2)
- Compre o Archer C80
- Compre o Archer C80
- Compre o Deco X50
- Compre o Deco X50
E aí, curtiu nossa análise do Deco S7? Compartilhe-a, então! E o que você achou da performance deste roteador TP-Link? Comente! Fique ligado no site Max Dicas para mais análises tecnológicas imperdíveis. E não esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube.
Siga-nos também no Telegram e no Facebook. Para ficar a par das melhores ofertas, promoções e lançamentos do mundo tech! E, também, para interagir conosco. Trocando ideias, experiências e conhecimento. Para mais informações, confira nosso vídeo de análise:
Leia também: Mercusys MR60X: Novo roteador TP-Link Wi-Fi 6 BARATO vale a pena?
TP-Link Archer C6 V4: O Gigabit baratinho agora é EasyMesh!
TP-Link Archer AX72 é um roteador Wi-Fi 6 de respeito!